segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Apostila

APOSTILA


10º GUB - 8º GUB

O maior propósito desta arte é eliminar a luta desencorajando a opressão do mais forte ao mais fraco, com uma força que deve ser baseada na humanidade, justiça, moralidade, sabedoria e confiança. Sua idealização se definia na construção de um mundo melhor e mais pacífico. “A filosofia do Taekwondo é baseada na ética, moral e em níveis espirituais para que os homens possam viver em harmonia...”
General Choi Hong Hi.
A – TEORIA

1 – HISTÓRIA DE TAEKWONDO

Apesar de ser um esporte oficialmente recente, a origem da arte marcial hoje conhecida como Tae kwon do existe há mais de dois mil anos, numa época em que a Coréia (berço desta arte) era dividida em três reinos - Silla, Koguryo e Baekche - que viviam em constantes conflitos entre si e com seus vizinhos - China e Japão. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, nos permite evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de Tae kwon do) num período anterior ao ano de 50 a.C.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastantes características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles) estava sempre sendo invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryu amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para prestar treinamento a alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o Tae kwon do (naquela época conhecido como Tae-Kyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.
Uma vez contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e Tae-Kyon. Tornaram-se conhecidos em todo o reino. Seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois do contrário seriam nada mais que um grupo de assassinos bem treinados.
Estudaram, então, história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Daí formularam seu código de honra:
· obediência ao rei;
· respeito aos pais;
· lealdade aos amigos;
· nunca recuar ante o inimigo;
· só matar quando não houver alternativa.
Com a formulação deste código de honra, passou a ser um movimento e denominar-se Hwarang-Do (Do significa "o caminho" em todas as artes marciais orientais).
A partir da formação do grupo dos Hwarang , Silla tornou-se tão poderosa frente a seus inimigos vizinhos que, no ano de 670 d.C., consegue unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do Tae kwon do, na cidade de Surabul da Silla; mas na verdade, a prática desta arte é bem anterior a este período, como nos provam as pinturas encontradas na tumba Muyong-Chong, e que remontam ao século I a.C.
A partir daí, os Hwarang viajam pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o Tae kwon do por todo o reino durante toda a dinastia Silla , que se estende de 668 d.C. até 935 d.C. Durante esta época, o Tae-Kyon se torna popular como uma atividade de recreação ou um sistema de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koryo (935 d.C. - 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Tae-Kyon passa a ser conhecido como Subak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
O primeiro livro conhecido sobre esta arte foi escrito durante a dinastia Yi (1397 d.C. - 1907 d.C.),com o objetivo de promovê-la entre a população em geral. Foi justamente esta popularização do Subak a responsável pela sua sobrevivência, pois durante a segunda parte da dinastia Yi a arte perdeu seu prestígio entre os membros da nobreza (que até então haviam sido seus grandes divulgadores) em função de mudanças na visão política das atividades militares.
No ano de 1907 termina a dinastia Yi, e a Coréia é invadida pelo Japão. Com o controle do país nas mãos do imperialismo japonês suprimem-se todas as modalidades de cultura local, inclusive o Tae-Kyon/Subak. Durante todo o tempo, até a libertação definitiva da Coréia em 1945, o Tae-Kyon é mantido vivo clandestinamente pela população, passado como legado de pai para filho e ensinado às escondidas por alguns mestres que se recusavam a seguir as ordens de seus invasores. Por todo esse período, a sobrevivência do Tae kwon do esteve nas mãos da população não originária da nobreza.
Com o fim da segunda guerra mundial o Japão perde prestígio e posição no mapa, bem como também todas as suas colônias, entre elas a Coréia. Findo o domínio japonês, surge em Seul a primeira escola (kwan) que afirma ensinar o verdadeiro Tae-Kyon. Este dojam chamava-se Chung Do Kwan. No mesmo ano abrem também os dojams Moo Duk Kwan e Yun Moo Kwan. No ano seguinte é a vez do Chang Moo Kwan. Todos estes estilos (kwans) afirmavam ministrar os verdadeiros ensinamentos da antiga arte do Tae-Kyon/Subak. Nos anos seguintes, mais escolas surgem, também se afirmando as verdadeiras guardiães da tradição da arte: Soo Bak Do, Kwon Bop, Kong Soo Do , Tae Soo Do e Dang Soo Do.
Esta diferença entre os estilos e linhas impediu que houvesse uma regulamentação da arte por 10 anos.
Em 1952, o então presidente coreano Syngman Rhee assiste a uma demonstração de mais ou menos meia hora da arte marcial coreana, e se encanta com o que vê. O presidente ficou tão impressionado que ordenou que seu aprendizado constasse oficialmente no currículo de treinamento militar. Além disso, chamou o general Choi Hong Hi e pediu a ele que coordenasse o processo de unificação dos estilos. É em função disso que se justifica o acentuado vínculo militarista do esporte.
Após isso, no dia 11 de abril de 1955, um congresso reunindo os mais importantes mestres de cada escola, e sob a coordenação do general Choi Hong Hi, decidiu pela união dos estilos adotando o nome de Tae Soo Do. Dois anos mais tarde o nome é novamente mudado, sendo então adotada a nomenclatura que permanece até os dias atuais: Tae kwon do. As razões alegadas para esta mudança se referem ao fato de que o segundo nome (Tae kwon do) se parece mais com o nome original da arte (Tae-Kyon), bem como expressa melhor seu verdadeiro sentido - a tradução de Tae kwon do é "o caminho dos pés e das mãos".
Desse dia em diante o Tae kwon do não parou de crescer. Em 1964 é criada a KTA (Korean Tae kwon do Association), e é realizado o primeiro campeonato de Tae kwon do. Em 1967 é criada a ITF (International Tae kwon do Federation), presidida pelo general Choi Hong Hi. A arte começa, então, a se modificar para assumir status de esporte e poder realizar competições que a divulguem pelo mundo: é nesta fase que surge a idéia da utilização de protetores, para garantir a integridade física dos competidores. Paralelamente, a ITF começa a formar mestres e a enviá-los para diversos países do mundo para que haja maior divulgação da arte.
Porém, no ano de 1972, o general Choi Hong Hi é expulso do país por envolver-se em disputas políticas entre as Coréias do Sul e do Norte (inimigas desde a época da guerra entre elas -1949/1955). No entanto, ele leva consigo a sede do ITF para o Canadá.
A reação da cúpula taekwondista coreana veio em seguida: com o apoio do governo sul-coreano é criada, no dia 28 de maio de 1973 a WTF (World Tae kwon do Federation), sediada em Seul, presidida pelo Dr. Un Young Kim e unificada sob o estilo Kukkiwon. As modificações são rapidamente passadas aos mestres ligados à entidade, o que provoca até os dias de hoje pequenas diferenças dentro do mesmo estilo, o que se explica pelo fato dessa mudança ter se dado de forma tão brusca e repentina.
Representando uma espécie de marco inaugural da entidade como nova reguladora da prática do Tae kwon do no mundo, é realizado, neste mesmo ano (1973) o 1º Campeonato Mundial de Tae kwon do, na cidade de Seul, evento que passaria a se repetir a cada dois anos, a partir daquela data.
Daí em diante, o Tae kwon do passa a alcançar pontos cada vez mais elevados no cenário do esporte mundial, até que, indicado pelo GAISF (Associação Geral das Federações de Esportes Internacionais), o Tae kwon do foi introduzido ao COI (Comitê Olímpico Internacional) em julho de 1980. A crescente evolução do Tae kwon do como esporte se concretizou de fato no ano de 1982, quando foi indicado pelo COI como esporte de demonstração nas Olimpíadas de Seul, 1988. A indicação repetiu-se nos Jogos que se seguiram, em 1992, Barcelona. No ano de 1996, o Tae kwon do ficou de fora da Olimpíada, sendo averiguada sua participação como esporte oficial para o ano de 2000. Confirmado naquele mesmo ano como esporte oficialmente olímpico, após sua estréia oficial e definitiva nos Jogos Olímpicos de 2000, na cidade de Sydney, Austrália.
O Tae kwon Do Brasileiro vive agora seu momento de maior esplendor e glória, tendo sediado no Rio de Janeiro os Jogos Pan Americanos, e sendo um brasileiro, Diogo Silva, o primeiro medalhista do Brasil nos jogos e a ótima atuação dos outros taekwondistas participantes.
Outro momento importante para o Tae Kwon Do Brasileiro, foi o 3º lugar conseguido pela atleta Nathália Falavígna nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Sua popularidade vem crescendo tanto no mundo, que o esporte já está presente em mais de 120 países, e estima-se um número de praticantes superior a 20 milhões de pessoas.


2 – REGRAS DA ACADEMIA

Somente entrar no Do Jan (sala de treinamento) de forma apresentável e devidamente uniformizado;
Sempre que for entrar ou sair do Do Jan (sala de treinamento) cumprimentar ( tchariot, kian lhe );
Nunca entrar de tênis ou chinelo ( calçados ) no do jan;
Quando chegar, a primeira coisa a se fazer é cumprimentar o professor;
Evitar chegar atrasado, quando o fizer, cumprimentar rapidamente o professor sem atrapalhar a aula;
Pedir permissão ao professor sempre que precisar ausentar-se;
Todo e qualquer tipo de conduta inadequada deve ser repelido;
Não brincar no do jan;
Não brincar com a faixa;
Não brincar de do bok;


3 – ESPÍRITO DO TAEKWONDO

·  Cortesia (educação e respeito);
·  Integridade (honestidade e justiça);
·  Perseverança (nunca desistir do objetivo);
·  Autocontrole (domínio sobre si mesmo: lutar contra os desejos do corpo);
·  Espírito Indomável (demonstrar coragem sem hesitações). 

4 – SAUDAÇÕES

Tchariot - posição de sentido.
U Rian U - virar para a direita.
Kuki e Derraio Kian Lhe - saudação às bandeiras: mão direita sobre o peito.
Baro - voltar à posição de sentido.
Joa Rian Joa - virar para a esquerda.
Murup Kuro - ajoelhar.
Kian Lhe - saudação ao do jan (sala de treinamento): colocam-se as duas mãos abertas no chão, encosta a testa no chão e pronuncia-se Tae Kwon.
Baro - voltar à posição anterior (ajoelhado).
Ilo So - levantar.


5 – SEQUÊNCIA DE GRADUAÇÕES E SIGUINIFICADO DAS CORES

A graduação de FAIXA PRETA é o que todo iniciante deve almejar. O maior dever é respeitar os mais graduados  e auxiliar com paciência os menos graduados.

As graduações no Tae Kwon Do, do nosso grupo, seguem da seguinte maneira:

10º GUB – Branca - "A pureza e a inocência" - a semente

Representa o início do aprendizado do Tae kwon do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.

8º GUB – Amarela / 7º GUB – Amarela ponta verde - "A riqueza" - a terra

Representa o início da adaptação do aluno no Tae kwon do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.


6º GUB – Verde / 5º GUB – Verde ponta azul - "O crescimento" - a planta                                     

Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Tae kwon do. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.


4º GUB – Azul / 3º GUB – Azul ponta vermelha - "A liberdade" - o céu               

Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.

2º GUB – Vermelha / 1º GUB – Vermelha ponta preta - "Alerta" - o sol             

Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.


1º ao 9º DAN – Faixa Preta - "Sabedoria e conhecimento" - o universo

É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Tae kwon do muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.

No nosso grupo foi extinta a graduação de 9º GUB e os conhecimentos desta faixa foi incorporado aos de branca.
Só é concedida a um faixa preta a graduação de 10º DAN, a um 9º DAN quando este é indicado para o cargo de presidente do Kukkiwon, ou quando morre.

5 – COMO AMARAR FAIXA

A faixa não poderá ficar frouxa ou embolada. Cada volta deverá passar por cima da outra, sendo feita, normalmente, com duas voltas.
6 – O JURAMENTO

   Eu Prometo:
·  Observar as regras do TKD;
·  Respeitar o instrutor e meus superiores;
·  Nunca fazer mau uso do TKD;
·  Construir um mundo mais pacífico;
·  Ser campeão da liberdade e da justiça;

7 – EXPRESSÕES BÁSICAS


Numeral
Ordinal
Cardinal
Tchariot - sentido
Kian Lhe - saudação
Jumbi - preparar
Shi Djak - começar
Tiro Tora - meia-volta
Ki Hap - grito
Bal Ba Cuo - trocar pé
Ku Man - cessar
Paro - sentido e cessar
Chio - descansar
Re Tchio - à vontade
An Dja - sentar
Do Bok - roupa de treinamento
Ti - faixa
Do jan - sala de treinamento
Kyorugui - combate
Jo Kio Nim – Instrutor 1° e 2° Gub

Kio Sa Nim - faixa preta de 1° a 3° Dan
Sa Bo Nim - de 4° a 6° Dan
Kwan Ja Nim - de 7° ao 9° Dan
UM
DOIS
TRÊS
QUATRO
CINCO
SEIS
SETE
OITO
NOVE
DEZ
RANA
DUL
SET
NET
TASOT
IOSOT
ILGOB
IODUL
ARROP
IOL
IL
I
SAM
SA
O
IUK
TCHIL
PAL
GU
SHIP

8 – CONHECIMENTOS DAS PARTES DO CORPO

Tae - pés
Kwon - mãos
Jumok - punho fechado.
Sonnal - cutelo externo da mão aberta.
Pion sonkut - ponta dos dedos.
Palkup - cotovelo
Palmok - antebraço.
Tuikumtchi - parte de trás do calcanhar.
Balbadak - sola do pé.
Baldung - peito do pé.
Murup - joelho.
Jonganyi - canela.
Dari - perna
Ho Ri - cintura
Ima - testa
Ip - boca
Mori - cabeça
Ogul - rosto
Monton - plexo


9 – QUESTIONÁRIO

1.      O que é o Tae Kwon Do?

R: É uma milenar arte marcial coreana de defesa e ataque com os pés e as mãos.

2.      Onde nasceu o Tae Kwon Do?

R: Na Coréia, no reino de Silla, aproximadamente 2000 anos.

3.      Qual o antigo nome do Tae Kwon Do?

R: Tae Kyon (chute pulando).

4.      Quem mudou o nome de Tae Kyon para Tae Kwon Do?

R: General Choi Hong Hee em 1955-1957.

5.      O que foi Hwarang Do?

R: Foi um criado pelos Hwarang, grupo de guerreiros que realizaram um treinamento físico e espiritual com o objetivo de unificar a Coréia.

6.      O que é Kukkiwon?

R: É o quartel general do Tae Kwon Do, órgão máximo do Tae Kwon Do reconhecido pelo governo da Coréia, e foi construído em 1972.

7.      Onde fica o Kukkiwon?

R: Na cidade de Seul n Coréia do Sul.

8.      Quem trouxe o Tae Kwon Do para o Brasil?

R: Grão Mestre Sang Min Cho 8° Dan, em junho de 1970 (Academia Liberdade).

9.      Quem trouxe o Tae Kwon Do para o Rio de Janeiro?

R: Grão Mestre Woo Jae Lee 8° Dan, em março de 1972 (Escola Americana).

10.  Qual é o nome do seu Mestre?

R: Grão Mestre Milclei Mattos 7° Dan

11.  Qual é o nome do seu Professor?

R: Arnaldo Junior – Faixa Preta – 1º DAN

12.  Qual é o nome da sua Academia?

 R:  Equipe Prof. Junior Tae Kwon do


9 – IMPORTÂNCIA DO KIRAP ( GRITO )


O Kihap é uma tentativa ou demonstração de força interna através de grito, o grito é indispensável para aumentar a explosão nos golpes que se vai aplicar e ao mesmo tempo absorver ou minimizar os golpes recebidos pelo adversário,
“Ki” significa energia, força, determinação. “Hap” significa união ou harmonia.


10 – BASES

Moa Sogui 
          
  'Base Junta'
Base com os pés juntos e os joelhos estendidos


Narani Sogui

'Jumbi Sagui'
Base com os pés paralelos com largura de um pé entre eles e joelhos estendidos


Jutchum Sogui             

'Base Agachada'
Base com os pés paralelos distanciados por dois pés e joelhos flexionados

 Ap Sogui

Base com comprimento de um passo, joelhos estendidos, a ponta do pé de trás 30o. para fora, e o peso do corpo distribuído igualmente.


 Ap Kubi Sogui

Base com comprimento de um passo e meio, joelho da perna de trás estendido e o outro flexionado, a ponta do pé de trás 30o. para fora e o peso do corpo distribuído igualmente.

 B - FAIXA BRANCA ( 10º GUB )

KIBON DONG JAK

B.1 – POSÇÕES BÁSICAS DE BASES – SAGUI

1 – MOA SAGUI ( Os Pés totalmente juntos )
2 – NARANI SAGUI ( Pés separados e paralelos na largura do ombro )
3 – JU TCHUM SAGUI ( Abertura lateral dos pés, na distância de duas vezes a largura dos ombros, pés apontados para frente, posição de montar cavalo )
4 – AP SAGUI ( Base normal como estivesse caminhando dando um passo normal, esticando os dois joelho )
5 – AP KUBI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, peso distribuído igualmente )


B.2 – POSIÇÃO BÁSICA DE DEFESA – SON KI SUL

1 – AP KUBI ARE RETCHIO MAKI ( Recuar uma perna, cruzando os dois antebraços em cima e defendendo para baixo )
2 – JU TCHUM SO ARE RETCHIO MAKI ( Mover uma perna para frente, ficando de lado, cruzando os dois antebraços, defendendo para baixo )
3 – AP SAGUI ARE RETCHIO MAKI ( Base de um passo para frente, mão fechada cruzando os antebraços, defendendo para baixo )
4 – AP SAGUI PALMOK OGUL MAKI ( Base de um passo para frente, mão fechada antebraço defender para cima )
5 – AP SAGUI PALMOK MONTON PAKAT MAKI ( Base de um passo para frente, Mão fechada defendendo do meio para fora )
6 – AP SAGUI PALMOK MONTON AN MAKI ( Base de um passo para frente, Mão fechada defendendo de fora para dentro )
7 AP SAGUI RAN SONNAL MONTON PAKAT MAKI ( Base de um passo para frente, Mão aberta, com posição de faca, defendendo no meio de dentro para fora )
8 AP KUBI PALMOK ARE MAKI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Mão fechada, antebraço defendendo para baixo )
9 AP KUBI PALMOK OGUL MAKI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Mão fechada, defender com o antebraço para cima )
10 AP KUBI PALMOK MONTON AN MAKI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Mão fechada, defendendo com o antebraço no meio, de fora para dentro )
11 AP KUBI PALMOK MONTON PAKAT MAKI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Mão fechada, defendendo com o antebraço no meio, de dentro para fora )
12 – AP KUBI RAN SONNAL MONTON PAKAT MAKI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Mão aberta, defendendo com o antebraço no meio, de dentro para fora, com a mão em forma de faca )

B.3 – POSIÇÃO BÁSICA DE ATAQUE – KON KIOK SUL

1 JU TCHUM SO MONTON TCHIRIGUI ( Abertura lateral dos pés, na distância de duas vezes a largura dos ombros, pés apontados para frente, posição de montar cavalo, socando com a mão direita no meio )
2 JU TCHUM SO DUBON MONTON TCHIRIGUI ( Abertura lateral dos pés, na distância de duas vezes a largura dos ombros, pés apontados para frente, posição de montar cavalo, socando duas vezes, começando com a mão direita, no meio )
3 AP SAGUI MONTON BANDE TCHIRIGUI ( Base de um passo para frente, Ataque mão fechada no meio, mesma mão da perna da frente )
4 AP SAGUI MONTON BARO TCHIRIGUI ( Base de um passo para frente, Ataque mão fechada no meio, mão contrária à da perna da frente )
5 AP KUBI MONTON BARO TCHIRIGUI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado, Ataque mão fechada no meio, mão contrária à da perna da frente )
6 AP KUBI MONTON BANDE TCHIRIGUI ( Base de um passo e meio com joelho da frente flexionado e o de trás esticado,  Ataque mão fechada no meio,  mesma mão da perna  da frente )


B.4 – TÉCNICA DE PÉS ( BAL KI SUL )

1 – AP TCHA OLIGUI ( Levantar pé para cima de frente, perna esticada )
2 – AP TCHAGUI ( Chutar para cima de frente, perna flexionada )
3 – YOP TCHAGUI ( Chutar de lado, com “faca do pé”, na altura do abdômen)
4 – AN TCHAGUI ( Chute em semi círculo de fora para dentro )
5 – PAKAT TCHAGUI ( Chute em semi círculo de dentro para fora )
6 – BAN DAL TCHAGUI ( Chute em semi círculo, com peito de pé na altura do abdômen)
7 – TOLHO TCHAGUI ( Chute em semi círculo, com peito de pé na altura do rosto )
8 – RURIO TCHAGUI ( Chute lateral batendo com sola do pé no rosto, como gancho )

B.5 – POOM-SÊ ( SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS )

1 – SAJU AP TCHAGUI ( Chutar Ap Tchagui em quarto direções, finalizando com Timio Ap Tchagui )

2 – SAJU TCHIRIGUI ( Defender Are Maki e socar Monton Tchirigui em quarto direções )

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