O Tae kwon do tem três objetivos principais. O primeiro formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolvendo a inteligência, fortalecendo o espírito e a sociabilização, e garantindo uma boa saúde física e mental. Deste modo, o praticante torna-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, e a sociedade. Outro objetivo é eliminar a luta, desencorajando a opressão do fraco pelo mais forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, justiça, moralidade, sabedoria e fé ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico. E, outro objetivo, talvez o mais importante do Tae kwon do, é afastar o aluno das drogas, do fumo e do álcool. Se, ao treinar ou praticar o Tae kwon do, não tivermos estes objetivos bem definidos, será como ter apenas uma força sem justiça, que é a violência e a maldade.
O praticante de Tae kwon do adquire desenvolvimento físico, que o faz mais seguro de si, disciplina mental, que o torna mais equilibrado, e o transforma em uma pessoa com o espírito confiante, generoso, justo, humilde e líder. À medida que vão aprendendo o Taekwondo, tendo contato com outras pessoas de fora do seu meio, num convívio pacífico, recreativo, harmonioso, disciplinar, cooperativo e sendo valorizados, os jovens começam a se integrar na sociedade. O Taekwondo propicia uma condição de respeito para que consigam respeitar o próximo, conduzindo seus estímulos no sentido positivo da vida. Quando os jovens começam a se valorizar voltam a estudar, se arrumar e a verem que têm valor e espaço perante a sociedade.
O Tae kwon do, é praticado por diversas maneiras. Pode ser praticado por esporte, para serem campeões, pode ser também praticado apenas como artes marciais, ou apenas como atividade física, mantendo o corpo saudável. Estes objetivos podem ser escolhidos, um, dois ou todos pelo aluno, respeitando a sua individualidade.
As crianças, jovens e adultos têm nas aulas uma atividade divertida e diversificada. O desempenho objetivado é alcançado sem que o aluno fique entediado com o treinamento seja ele competitivo, marcial ou atividade física. Os únicos pontos exigidos são o empenho e a disciplina.
Somente o uniforme é obrigatório. O exame de graduação não é obrigatório, porém o fato de outros alunos que supostamente estão no mesmo nível técnico mudarem de graduação, pode desestimular tanto jovem como principalmente a criança, por isso é muito importante. Será avaliado o conhecimento técnico/tático, velocidade de reação, tomada de decisão e outros. A cada aprovação no exame o aluno receberá uma nova graduação (faixa), correspondente ao nível técnico/tático alcançado. O aluno inicia sendo faixa branca, e não paga nada a mais por isso. A partir daí cada graduação tem um valor a ser pago antes de ser prestado o exame, tendo sido o aluno indicado pelo professor para realizar a prova. O exame é pratico, podendo ter avaliação teórica preliminar.
A qualquer dúvida, dificuldade ou mudança de comportamento do aluno converse com o professor.
“Mostrai – me um homem violento que tenha chegado a um bom fim,
que o tomarei como mestre.”
Lao – Tsé
______________________________
Arnaldo Alves de Souza Junior
Professor 1° DAN / F1 – 1407 FTKDRJ
(21) 7823-6037 / Id 23*28780
Nenhum comentário:
Postar um comentário